segunda-feira, 4 de abril de 2011

Erros... (Reflexão)

Muitas pessoas dizem que aprendemos com os erros e concordo com elas. Porém, será que insistir no mesmo erro faz você realmente aprender algo? Sinceramente, acho que o efeito é inverso. Tudo bem, essa coisa de viver a vida tendo tolerância consigo mesmo acho até salutar, mas também acho que a autocrítica não pode ser deixada de lado. Notei em mim, noite passada, uma triste tendência de repetir erros diversas vezes, ou seja, acho que ao invés de aprender com os erros eu "desaprendi". Acredito que o aprendizado com um erro tem como seu principal produto o fato dele não ser mais repetido, ou, no máximo, ele não ser repetido com frequência. O que me alegra são essas palavras que estou escrevendo, provando para mim mesmo que há uma luz no fim do túnel. Chega de "erros de estimação"! Ok, errar é humano, e como sou humano, não vou parar de errar, mas como diz o dito popular, "persistir no mesmo erro é burrice" e burro eu não sou.